Thursday, May 26, 2011

Exposição "Recreio da Borda do Campo" - Algumas Imagens

No dia 14 de maio terminou a exposição "Recreio da Borda do Campo" na Fauna Galeria. Deixo, aqui, algumas imagens e o texto curatorial. Ficamos muito felizes com os resultados e pela construção de uma bela parceria. 
Trabalhar com a FAUNA é um grande prazer!  





Recreio da Borda do Campo

"A presente exposição é fruto de uma investigação de mais de três anos do fotógrafo Felipe Russo sobre o Recreio da Borda do Campo, bairro localizado em área de proteção ambiental às margens da Represa Billings, na periferia de Santo André.
Felipe registra, sempre aos domingos - no dia da família, do ócio, da comunidade –, um breve cotidiano da Borda, bairro dormitório que nesse dia se enche de pessoas e de encontros possíveis. Das imagens emana a calma própria de um dia que se pode parar, mas também a melancolia de um espaço que voltará a se esvaziar na segunda-feira.
Esse espaço de onde grande parte da cidade de São Paulo tira a sua água, é também o lugar escolhido por pessoas que decidiram viver fora das adensadas periferias.
Nessa documentação pode-se ver a paisagem que se transforma com o tempo e com a ação do homem; a fronteira entre campo e cidade em eterno deslocamento; a idealização romântica do campo sendo subvertida, fazendo revelar nesse contexto de limite, entre urbano e rural, que as pessoas também são alteradas pela paisagem.
Assim, o fotógrafo pinça momentos dessa atmosfera peculiar que acalma, mas também traz estranhamento. Como diz o antropólogo Etienne Samain: “As imagens são misteriosas. Não dizem nada daquilo que sabem e, no entanto, falam demais ao nosso imaginário. Até os anjos – todo mundo sabe – tem medo delas”."  (Lua Cruz)

No comments: